View Full Version: Aviões 1/144 no isopor e cartolina

Wargame Brasil > Pinturas > Aviões 1/144 no isopor e cartolina


Title: Aviões 1/144 no isopor e cartolina
Description: Por Dan Peixoto


Barone - May 13, 2008 05:25 PM (GMT)
"Fazendo aviões em escala aproximada de 1/144, para uso no wargame “Barão Vermelho”
Por Dan Peixoto


Introdução:

Depois de ter lido as regras do Barão Vermelho e analisado as possibilidades de peças para serem utilizadas para o jogo, vi que teria duas opções:

- comprar modelos pela Internet
- montar os modelos em papel que são indicados no manual do jogo

Nenhuma das duas opções me satisfazia. A primeira devido ao custo... A segunda, por que eu queria uma coisa mais atraente visualmente. Daí pensei: Porque não fazer os aviões??

Peguei alguns materiais que eu tinha disponíveis em casa e mandei ver... o resultado vocês verão no final deste tutorial...

Materiais e ferramentas:

Como eu já disse, os materiais usados nesse projeto são todos “sucatas”, exceto pelas imagens do avião que eu consegui no próprio manual do jogo. Segue a lista:
-Impressão de vistas do avião (ver imagem). Esta impressão já deve estar devidamente ajustada para a escala. No caso de aviões da 1ª guerra, verifiquei que a envergaruda não varia muito, logo, se for usada uma envergadura de aproximadamente 6cm, o avião estará em uma escala muito próxima da desejada. Para ajustar a imagem eu utilizei o “Corel Draw”.

-bandejas de frios (dessas brancas, de isopor que tem em supermercados. Elas são melhores que o isopor comum pois aceitam melhor o trabalho com lixa)
-papel de caixas de sucrilhos (pode ser substituído por outro tipo de papel cartão)
-colas (branca, super bonder, de isopor e em bastão)
-estilete
-tesouras
-e outros que podem ser vistos na foto

user posted image

user posted image

A construção:

O primeiro passo é recortar uma vista lateral da fuselagem do avião e colar em um bloco com 3 camadas de bandeja de isopor como na figura. Depois de colado, coloque embaixo de algum peso (alguns cd’s por exemplo) e deixe de lado enquanto segue com outra etapas.

user posted image

user posted image

Depois corte as outras peças do avião e cole em um pedaço da caixa de sucrilhos. Deixe secar um pouco e depois de seco recorte as peças... Eu uso estilete em 90% desse trabalho.

user posted image

user posted image

Cortadas as peças do cartão, é hora de voltar para a fuselagem. Corte as sobras de isopor de forma que sobre uma pequena rebarba. Esta pequena sobre, deve ser tirada com a lixa até que fique com o formato certo da silhueta da fuselagem.

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

Barone - May 13, 2008 05:26 PM (GMT)
Feito isso, é hora de deixar com cara de avião...

Descole a imagem e volte para a lixa a para o estilete, cortando e lixando até obter a forma da fuselagem do avião. Neste momento, além das vistas,ode ser usada alguma outra imagem de referencia facilmente encontrada na Internet.

Uma observação importante: normalmente a frente desses aviões é redonda, tipo um charuto, logo, você pode usar a altura desse trecho para definir a largura que sua fuselagem. Além disso a cauda começa a afunilar sempre depois da cabine e esse afunilamento é simétrico. Mas nunca deixe de consultar imagens de referencia.... Algumas imagens da finalização da fuselagem:

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

Depois de dada a forma, verifique se é necessário fazer algum corte na fuselagem. No meu caso fiz um corte na parte de baixo e lixei o local da cabine usando um pedaço de lixa enrolado em um palito.

user posted image

Hora de começar a montagem. Antes de começar de fato, curve um pouco as asas usando uma caneta como apoio (ver foto).

user posted image

No meu caso, fiz um corte as asa, exatamente no local onde essa seria colada na fuselagem. Esse trecho foi deixado reto e o restante foi curvado.

user posted image

Proceda colando as ecas do avião tendo o cuidado de NUNCA usar superbonder para colar coisas no isopor... Pode crer, não é nada bonito ver sua fuselagem sendo derretida....(deixei pingar em uma por acidente).

user posted image

user posted image

Aqui começam a entrar detalhes como suporte da asa superior. Esses eu colo primeiro com cola de isopor. Depois que estão no lugar adequado, e coloco uma gotinha de superbonder só pra garantir.

user posted image

Barone - May 13, 2008 05:26 PM (GMT)
Acabei de pintar o primeiro avião que fiz usando essa técnica....

É pra ser um Fokker DR1. Parece?

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

Depois que tinha feito esse foi que tive a idéia de fazer o tutorial... Espero que gostem

PS: as cruzes foram impressas e coladas depois de terminada a pintura...




* Hosted for free by InvisionFree